sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Feliz 2016

Após anos sem publicar nada no blog resolvi explanar e desabafar minha agonia interna. Hoje fui vítima de mais um assalto a mão armada em umas das ruas mais movimentadas da Tijuca. Dois marginais com uma moto Honda bem moderna, vestidos de calça jeans e camisa de malha rondavam as ruas atrás de mais uma presa. Dessa vez fui a caça; a vítima e a derrota. 
Perdi para sociedade pobre e sem rumo. Estou até agora querendo colocar culpa em alguém para aliviar meu peito que tanto dói, mas talvez seja eu parte dessa grande tragédia social que estamos vivendo. 
Ouvi dos populares da rua após o assalto - Graças a Deus que está vivo! E é verdade!! Mas confesso que bateu uma vontade de partir para cima desses sem alma... Mas meu instinto de defesa bateu mais forte sobre a situação. 
E agora quem é o culpado? Quem foi que colocou aquela pistola nas mãos daqueles jovens? Será que eles são revolucionários ? Quais são os seus ideais ? 
Eu e milhares de brasileiros que usamos sempre aquelas frases clichês - Justiça?? Pago meus impostos?? Mesmo sendo uma expressão idiomática, não obtemos nenhuma resposta pontual.
Onde estão aqueles que passam o período eleitoral abraçando e beijando seus eleitores? Fazendo churrascos? Pintando a quadra do bairro em troca de alguns votos! Prometendo mundos e fundos... 
A polícia tem responsabilidade de zelar pela população garantindo seus direitos de cidadãos. Mas uma pergunta? Qual o papel da Guarda Municipal do Município do Rio de Janeiro? Qual o papel da Secretaria de Ordem Pública do Município??? Qual o papel do Judiciário ??? Qual o papel da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro? Colocar culpa na crise é muito fácil! Quero ver encarar nossos problemas de frente! 
Não estou fazendo apologia  a nenhum partido político só estou expressando meus sentimentos de cidadão, de pai. Será que vamos continuar a ter reality shows para passar uma realidade utópica para nossa população? Será que vamos ter uma cidade olímpica para quem? As obras foram boas? Sim! Para quem? Podemos também ver as novelas da vida real como assaltos, roubos seguidos de morte, ciclistas sendo esfaqueado na Lagoa Rodrigo de Freitas! Jovem atropelado no Túnel e acobertado pelos policias (Sem instruções, sem estudos e sem ideais) - E me coloco a disposição aos antropólogos, sociólogos, políticos, ao harry potter, ao capitão Nascimento para melhores esclarecimentos. 
Como tudo passa e o tempo será a respostas de muitas coisas - Só me resta não me entregar e nem fraquejar por causa dos meus filhos e por causa de uma galerinha gente boa que eu leciono. Que façamos das tragédias despertar de consciência e críticas!  
Que possamos quebrar barreiras diminuindo nossas áreas de risco, integrando nossa sociedade e muito, muito estudo para confeccionar uma nova sociedade. Nem que para isso sejamos alvo de injustiças cotidianas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário